SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2A instituição hospitalar e as práticas psicológicas no contexto da Saúde Pública:: notas para reflexãoPreditores da morbidade psicológica em fumantes, motivados para deixar de fumar, e em abstinentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MACHADO, Maria Eugênia da Costa. Casais que recebem um diagnóstico de malformação fetal no pré-natal:: uma reflexão sobre a atuação do Psicólogo Hospitalar. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.2, pp. 85-95. ISSN 1516-0858.

A gestação é uma experiência complexa na qual pode ocorrer diversas mudanças e intensificação de sentimentos. As relações que são estabelecidas, inclusive entre o casal, a partir da concepção de um feto, são permeadas de expectativas, ansiedades, medos, dentre os mais diferenciados sentimentos. A gravidez, quer tenha sido concebida a partir do planejamento ou desejo dos pais, quer tenha sido concebida inesperadamente e sem planejamento prévio, remete a uma série de mudanças e adaptações na vida dos futuros pais em questão. Qualquer alteração no decorrer do desenvolvimento embrionário pode resultar em malformações. Assim, a proposta do presente artigo é apresentar, no primeiro momento, as reações emocionais e principais sentimentos vivenciados pelos casais que recebem um diagnóstico de malformação fetal no pré-natal, para posteriormente discutir a atuação do psicólogo hospitalar.

Palavras-chave : Anormalidade congênita; Pais; Diagnóstico pré-natal; Psicologia hospitalar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )