SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Casais que recebem um diagnóstico de malformação fetal no pré-natal:: uma reflexão sobre a atuação do Psicólogo HospitalarTeoria da mente nas demências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

AFONSO, Fernanda  e  PEREIRA, Maria da Graça. Preditores da morbidade psicológica em fumantes, motivados para deixar de fumar, e em abstinentes. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.2, pp. 96-116. ISSN 1516-0858.

O presente estudo teve por objetivo estudar a morbidade psicológica, representações face ao tabaco, coping e suporte do parceiro em fumantes motivados para deixar de fumar e abstinentes. Participaram no estudo 106 fumantes e 68 abstinentes. Todos os fumantes encontravam-se em lista de espera para deixar de fumar e os abstinentes estavam sem fumar há pelo menos 3 meses. A amostra foi recolhida num hospital central e numa empresa privada no norte de Portugal. Os resultados mostram, nos fumantes, mais sintomas depressivos, mais coping de atenção e representações mais ameaçadoras, quando comparados com os abstinentes. Estes últimos revelam mais suporte positivo do parceiro para deixar de fumar quando comparados com os fumantes. Nos fumantes, ser mulher, a idade, o suporte negativo do parceiro, a coerência e a ansiedade-traço são preditores de depressão. Por sua vez, a depressão, a duração do consumo e a representação emocionaldo tabaco são preditores da ansiedade. Nos abstinentes, ser mulher, as consequências e a ansiedade foram preditores de depressão. De acordo com os resultados é importante que a intervenção na cessação tabágica tenha em conta a morbidade psicológica.

Palavras-chave : Tabagismo; Morbidade psicológica; Coping; Representações; Suporte do parceiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )