SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Preditores da morbidade psicológica em fumantes, motivados para deixar de fumar, e em abstinentesAjustamento conjugal, qualidade de vida, crenças sexuais e funcionamento sexual em pacientes diabéticos(as) e parceiros(as) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

DUTRA, Tarcísio Gomes; OLIVEIRA ANGELO, Rita di Cássia de  e  FERNANDES VIDAL, Cláudio Henrique. Teoria da mente nas demências. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.2, pp. 117-127. ISSN 1516-0858.

A Teoria da Mente (ToM) diz respeito à habilidade de inferir estados mentais a si próprio e a terceiros, no intuito de compreender e predizer comportamentos. Aspectos da ToM em doenças como autismo e esquizofrenia já se encontram bem consolidados na literatura, porém seu comportamento nas síndromes demenciais, sobretudo às corticais, vem sendo escassamente abordado. Estas por sua vez, são caracterizadas por déficits em vários domínios cognitivos, com prejuízos à vida de relação desses indivíduos. O objetivo do estudo foi proceder a uma breve revisão da literatura pertinente ao tema e discutir alguns de seus achados. Procedeu-se revisão de literatura utilizando as bases de dados MEDLINE, LILACS, PORTAL CAPES e SCIELO. As palavras chave utilizadas em inglês e português, respectivamente, foram: Theory of mind, Theory of mind and dementia; Teoria da Mente e Demência, tendo como critérios ano de publicação (a partir de 2000) e relevância do tema. Foram encontrados e descritos 4 artigos diretamente implicados no tema proposto, além de artigos que relacionam os achados a bases neurais circunscritas. A literatura associa alterações da ToM a quadros demenciais, havendo particularidades conforme o tipo e substrato neural envolvido. Nesse sentido a demência frontotemporal variante frontal, parece ser o protótipo dessa condição, sabendo-se, entretanto, que várias áreas cerebrais estão envolvidas e interconectadas no processamento da ToM.

Palavras-chave : Teoria da mente; Teoria da mente; Demência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )