SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Dyadic adjustment, quality of life, sexual beliefs and sexual functioning in diabetic patients and partners author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

PEREIRA, Maria das Graças; PEDRAS, Susana  and  MACHADO, Jose Cunha. Adaptação do questionário de adesão à medicação numa amostra de pacientes portugueses com diabetes tipo 2. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.2, pp. 148-166. ISSN 1516-0858.

O presente estudo teve como objectivo adaptar a Escala de Adesão à Medicação (MARS) a uma amostra de diabéticos portugueses tipo 2. Participaram no estudo 387 diabéticos (42% mulheres e 58% homens) diagnosticados com diabetes tipo 2. 57% dos diabéticos tinha sido diagnosticados nos últimos 6 meses e 38% entre 7 e 12 meses no momento da avaliação. O estudo da validade da escala “Medication Adherence Report Scale” revelou uma solução de um factor tal como o instrumento original que explica 52,15% da variância. O alfa de Cronbach foi de .74. Em termos de validade de construto, a adesão à medicação encontra-se relacionada com as representações da doença ao nível das dimensões consequências, controlo pessoal, controlo do tratamento, preocupação e representações emocionais. Finalmente, a relação entre adesão à medicação e as representações da doença foi sensível ao género e idade. O questionário de Adesão à Medicação possui as qualidades psicométricas que permitem o seu uso na população portuguesa com diabetes tipo 2.

Keywords : Adesão à Medicação; Diabetes tipo 2.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )