SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Ajustamento conjugal, qualidade de vida, crenças sexuais e funcionamento sexual em pacientes diabéticos(as) e parceiros(as) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

PEREIRA, Maria das Graças; PEDRAS, Susana  e  MACHADO, Jose Cunha. Adaptação do questionário de adesão à medicação numa amostra de pacientes portugueses com diabetes tipo 2. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.2, pp. 148-166. ISSN 1516-0858.

O presente estudo teve como objectivo adaptar a Escala de Adesão à Medicação (MARS) a uma amostra de diabéticos portugueses tipo 2. Participaram no estudo 387 diabéticos (42% mulheres e 58% homens) diagnosticados com diabetes tipo 2. 57% dos diabéticos tinha sido diagnosticados nos últimos 6 meses e 38% entre 7 e 12 meses no momento da avaliação. O estudo da validade da escala “Medication Adherence Report Scale” revelou uma solução de um factor tal como o instrumento original que explica 52,15% da variância. O alfa de Cronbach foi de .74. Em termos de validade de construto, a adesão à medicação encontra-se relacionada com as representações da doença ao nível das dimensões consequências, controlo pessoal, controlo do tratamento, preocupação e representações emocionais. Finalmente, a relação entre adesão à medicação e as representações da doença foi sensível ao género e idade. O questionário de Adesão à Medicação possui as qualidades psicométricas que permitem o seu uso na população portuguesa com diabetes tipo 2.

Palavras-chave : Adesão à Medicação; Diabetes tipo 2.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )