SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1A criança e o adolescente com câncer em Casa de Apoio:: projetando vivênciasA assistência psicológica aos homens com câncer: reflexões na perspectiva de gênero índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SBPH

versión impresa ISSN 1516-0858

Resumen

GASCON, Maria Rita Polo et al. Um corpo que perde o sentido: uma leitura psicanalítica dos pacientes com paraparesia espástica tropical. Rev. SBPH [online]. 2013, vol.16, n.1, pp. 33-48. ISSN 1516-0858.

O presente estudo objetivou refletir sobre as alterações corporais sofridas pelos portadores de paraparesia espástica tropical (HAM/ TSP), como também levantar algumas transformações subjetivas na medida em que ocorre a evolução da doença. Participaram do estudo 63 pacientes em tratamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, sendo 12 homens e 51 mulheres, com idade acima de 25 anos. Para coleta de dados foram utilizados uma entrevista semiestruturada e o BDI. Os resultados apontaram que os portadores da HAM/TSP apresentam autoconceito e autoimagem negativos, assim como rejeição de si mesmos em diferentes níveis. Os aspectos psicológicos levantados pelo estudo foram considerados e analisados utilizando-se de alguns recursos teóricos da psicanálise. Conclui-se que os portadores de HAM/TSP são expostos a uma contínua elaboração de luto, por consequência de uma ferida narcísica de difícil cicatrização.

Palabras clave : Autoimagem; Depressão; Paraparesia Espástica Tropical; HTLV.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )