SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Um corpo que perde o sentido: uma leitura psicanalítica dos pacientes com paraparesia espástica tropicalUma contribuição às reflexões sobre os aspectos emocionais e o papel do psicólogo na Hemodiálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MARTINS, Alberto Mesaque; GAZZINELLI, Andrea Pereira; ALMEIDA, Suellen Santos Lima de  e  MODENA, Celina Maria. A assistência psicológica aos homens com câncer: reflexões na perspectiva de gênero. Rev. SBPH [online]. 2013, vol.16, n.1, pp. 49-69. ISSN 1516-0858.

Na perspectiva da Pesquisa Qualitativa e dos Estudos de Gênero esse estudo teve como objetivo identificar e analisar as concepções de psicólogos sobre a assistência oferecida ao público masculino com câncer. Foram entrevistados 13 psicólogos que atuam em serviços especializados de oncologia na cidade de Belo Horizonte-MG. Os resultados apontam que a assistência oferecida aos homens com câncer encontra-se permeada por singularidades relacionadas à dificuldade de mobilização e adesão desse público às práticas de cuidado. O processo de socialização e construção da identidade masculina foi apontado como um importante elemento que contribui para este cenário. Observa-se ainda que a atuação dos psicólogos prioriza o atendimento das mulheres e crianças com câncer, revelando a dificuldade de reconhecimento dos homens enquanto sujeitos de cuidado e das práticas assistenciais. Faz-se necessária a inclusão da temática das masculinidades no âmbito da oncologia e a construção de processos de trabalho que favoreçam o reconhecimento de suas necessidades.

Palavras-chave : Neoplasias; Gênero; Masculinidade; Atuação do Psicólogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )