SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1A assistência psicológica aos homens com câncer: reflexões na perspectiva de gêneroFamília em UTI: importância do suporte Psicológico diante da iminência de morte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

NASCIMENTO, Fernando A. Figueira do. Uma contribuição às reflexões sobre os aspectos emocionais e o papel do psicólogo na Hemodiálise. Rev. SBPH [online]. 2013, vol.16, n.1, pp. 70-87. ISSN 1516-0858.

Este artigo tem o objetivo de contribuir com a reflexão sobre os aspectos emocionais vividos pelo paciente em tratamento hemodialítico e a possibilidade de atuação do psicólogo neste contexto. As buscas por uma melhor qualidade e a necessidade de construção de novas possibilidades de vida contrastam com a ideia e o risco permanente de morte, a impotência e a perda (parcial ou total) da autonomia ocasionada pela Insuficiência Renal. O psicólogo como integrante da equipe de saúde, tem papel fundamental nos cuidados destes aspectos já que interferem diretamente na adaptação, decisões e aderência do paciente ao tratamento.

Palavras-chave : Psicologia da Saúde; Psicologia Hospitalar; Hemodiálise; Insuficiência Renal Crônica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )