SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1A assistência psicológica aos homens com câncer: reflexões na perspectiva de gêneroFamília em UTI: importância do suporte Psicológico diante da iminência de morte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

NASCIMENTO, Fernando A. Figueira do. Uma contribuição às reflexões sobre os aspectos emocionais e o papel do psicólogo na Hemodiálise. Rev. SBPH [online]. 2013, vol.16, n.1, pp.70-87. ISSN 1516-0858.

Este artigo tem o objetivo de contribuir com a reflexão sobre os aspectos emocionais vividos pelo paciente em tratamento hemodialítico e a possibilidade de atuação do psicólogo neste contexto. As buscas por uma melhor qualidade e a necessidade de construção de novas possibilidades de vida contrastam com a ideia e o risco permanente de morte, a impotência e a perda (parcial ou total) da autonomia ocasionada pela Insuficiência Renal. O psicólogo como integrante da equipe de saúde, tem papel fundamental nos cuidados destes aspectos já que interferem diretamente na adaptação, decisões e aderência do paciente ao tratamento.

Palavras-chave : Psicologia da Saúde; Psicologia Hospitalar; Hemodiálise; Insuficiência Renal Crônica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )