SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Uma contribuição às reflexões sobre os aspectos emocionais e o papel do psicólogo na HemodiálisePacientes com câncer de cavidade bucal submetidos à cirurgia: representações sociais acerca do adoecimento e tratamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

FERREIRA, Priscila Dias  e  MENDES, Tatiane Nicolau. Família em UTI: importância do suporte Psicológico diante da iminência de morte. Rev. SBPH [online]. 2013, vol.16, n.1, pp. 88-112. ISSN 1516-0858.

O presente artigo objetivou identificar na vivência das famílias, a relevância da assistência psicológica na preparação para o óbito, analisar a importância dos rituais de despedida e verificar o aprendizado da vivência em UTI. A pesquisa foi realizada na UTI 1 do Hospital Regional de Santa Maria (DF). Foram acompanhados os cuidadores diretos dos pacientes que estavam em iminência de morte. Trata-se de um estudo qualitativo com uma amostra de 20 familiares no primeiro momento da pesquisa e 4 no segundo momento. A coleta de dados ocorreu em momentos distintos. O primeiro momento consistiu em explicações acerca da pesquisa, a assinatura do TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido), a aplicação do questionário sócio demográfico e a primeira entrevista. E o segundo momento se deu após o óbito do paciente, onde o familiar foi contactado via telefone, para responder a segunda entrevista. Os resultados relevantes obtidos foram as mais variadas lições de vida após a difícil vivência em UTI, bem como a satisfação dos familiares para com a assistência prestada durante esse momento carregado de sofrimento e angústia, e ainda a relevância do atendimento psicológico ao familiar principalmente em relação à iminência de morte do paciente.

Palavras-chave : Aspectos psicológicos; Família; Morte; Unidade de terapia intensiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )