SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Família em UTI: importância do suporte Psicológico diante da iminência de morteCuidados paliativos em oncologia pediátrica: uma perspectiva de atuação psicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

LEITAO, Bruna Fabrícia Barboza; DUARTE, Ítala Villaça  e  BETTEGA, Paola Brandalise. Pacientes com câncer de cavidade bucal submetidos à cirurgia: representações sociais acerca do adoecimento e tratamento. Rev. SBPH [online]. 2013, vol.16, n.1, pp. 113-140. ISSN 1516-0858.

Este artigo objetiva compreender as representações sociais do tratamento cirúrgico por pacientes com diagnóstico de câncer de cavidade bucal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com 15 pacientes atendidos pelo Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço de um Centro de Alta Complexidade em Oncologia localizado na região sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas nos períodos pré e pós-cirúrgico e cujos dados obtidos foram analisados a partir da teoria da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1994). As categorias emergentes a partir das falas dos pacientes foram: representações sociais da doença, do tratamento, da Instituição, dos profissionais de saúde e do cuidado(r). Os resultados sugerem que o paciente oncológico ainda depara-se com uma representação da doença permeada pelo medo da dor, do sofrimento, da mutilação e da morte. Percebeu-se ainda que tratamento cirúrgico, procedimento extremamente invasivo, pode ser percebido como a melhor a solução para a recuperação da qualidade de vida, quando comparados às outras propostas terapêuticas em oncologia. No que concerne à rede de cuidados e cuidadores, constata-se além de sua importância inquestionável, a existência de sentimentos ambivalentes e diferentes formas de relacionamento entre pacientes, familiares e equipe, que precisam ser observados e muitas vezes intermediados. Esta pesquisa não se encerra em si, mas abre espaço para novos questionamentos e estudos.

Palavras-chave : Psico-oncologia; Câncer de boca; Cirurgia; SUS e representação social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )