SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1O método fenomenológico na condução de grupos terapêuticosO Psicólogo Clínico e a equipe multidisciplinar no Hospital Santa Cruz índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SILVA SOUZA, Bruna Moreira da; SOUZA, Simone Flores de  e  SANTOS RODRIGUES, Dra. Rosana Trindade dos. O puerpério e a mulher contemporânea: uma investigação sobre a vivência e os impactos da perda da autonomia. Rev. SBPH [online]. 2013, vol.16, n.1, pp. 166-184. ISSN 1516-0858.

Considerando os diferentes papéis que as mulheres vêm assumindo nas últimas décadas, a sua atuação como mãe também vem se transformando. Através de um estudo descritivo de natureza qualitativa, o objetivo foi descrever a experiência da mulher contemporânea no período pós-parto e verificar se surgem conflitos diante da perda de sua autonomia pessoal e das exigências advindas de seu papel de mãe, nesse mesmo período. Por meio de um questionário estruturado, a pesquisa contou com 10 participantes, todas primíparas. Constatou-se que há perda de autonomia advinda da dificuldade em conciliar as atividades rotineiras com os cuidados para com o bebê. Foi identificado que as mães consideram a renuncia de suas atividades anteriormente comuns, como tranquila, atribuindo ao fato de acreditarem que esta se trata apenas de uma fase. Um dado importante, que retrata a contemporaneidade é a presença da figura paterna que se envolve nas tarefas relacionadas ao bebê, oferecendo maior segurança para a mãe. Embora a hipótese tenha sido confirmada, identificou-se que o maior conflito presente para a puérpera está relacionado ao fato de saber que, ao fim da licença maternidade, terá que retornar ao trabalho e deixar o filho sob os cuidados de outras pessoas. Esse estudo apresentou como relevância o conhecimento sobre a vivência da mulher contemporânea diante da maternidade, que constatamos continuar sendo para a mulher, um acontecimento de grande, senão o de maior importância em sua vida.

Palavras-chave : Período pós-parto; Autonomia pessoal; Conflito (psicologia).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )