SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1The puerperium and contemporary woman: an investigation about the experience and the impacts of loss of autonomy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

SALDANHA, Shirlei de Vargas; ROSA, Aline Badch  and  CRUZ, Lilian Rodrigues da. O Psicólogo Clínico e a equipe multidisciplinar no Hospital Santa Cruz. Rev. SBPH [online]. 2013, vol.16, n.1, pp. 185-198. ISSN 1516-0858.

Este artigo é fruto da pesquisa realizada junto ao Hospital Santa Cruz que objetivou investigar como os profissionais da saúde entendem a atuação e as funções do psicólogo no hospital, bem como conhecer o papel e a importância deste profissional na composição da equipe multiprofissional. Para tal, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os variados profissionais da equipe nas alas São Francisco e UTI Neopediátrica: 2 médicos, 2 Fisioterapeutas, 2 Enfermeiros, 2 Técnicos de Enfermagem, 2 Nutricionistas e 2 Assistentes Social. Os eixos de investigação foram: (1) atribuições do psicólogo hospitalar; (2) importância do psicólogo em uma equipe multiprofissional e (3) interação da equipe multiprofissional. Para a análise de dados, utilizou-se a análise de conteúdo, segundo Bardin. O estudo mostrou que as equipes consideram o trabalho do psicólogo fundamental para o entendimento do processo saúde-doença, bem como para o pacientes e seus familiares.

Keywords : Psicologia; Saúde; Pacientes internados; Equipe de assistência ao paciente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )