SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2A presença do analista no Hospital Geral e o manejo da transferência em situação de urgência subjetivaA violência sexual e a repetição: a importância da função do segredo para a clínica psicanalítica e o tratamento na instituição de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MALUHY, Bruna Ballan  e  GENAR JUNIOR, Fernando. Reflexões sobre velhice e o verdadeiro self: relato de experiência. Rev. SBPH [online]. 2013, vol.16, n.2, pp. 42-53. ISSN 1516-0858.

O presente artigo consiste em um relato de experiência baseado na investigação clínica de uma paciente idosa atendida pela autora, em um Centro de Referência do Idoso, tendo como proposta compreender se o processo de envelhecimento propiciaria ou não o reposicionamento de um verdadeiro self segundo a teoria winnicottiana. Utilizou-se o método clínico do tipo compreensivo proposto por Trinca (1984/2003) para explorar os aspectos clínicos dessa experiência. Os relatos pessoais da paciente foram analisados sob o enfoque teórico da psicanálise winnicottiana e de estudiosos do tema. A análise do caso permitiu considerar que para a paciente em questão, o processo de envelhecimento propiciou o reposicionamento de um verdadeiro self, favorecido também pela experiência de alteridade.

Palavras-chave : Psicanálise; Winnicott; Envelhecimento; Verdadeiro self.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License