SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2A violência sexual e a repetição: a importância da função do segredo para a clínica psicanalítica e o tratamento na instituição de saúdeO paciente oncológico e suas relações de encontro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

DUARTE, Itala Villaça; FERNANDES, Krícia Frogeri  and  FREITAS, Suellen Cristo de. Cuidados paliativos domiciliares: considerações sobre o papel do cuidador familiar. Rev. SBPH [online]. 2013, vol.16, n.2, pp. 73-88. ISSN 1516-0858.

O presente artigo é uma revisão bibliográfica sobre o papel do cuidador familiar de pacientes com doença em estágio terminal acompanhados por um Serviço de Cuidados Paliativos Domiciliares, visando compreender o que a literatura nacional tem apresentado, uma vez que se considera relevante o conhecimento desta dinâmica para (re)pensar a prática já existente. Para o desenvolvimento do estudo, foi realizado um levantamento bibliográfico dos últimos oito anos (2006 a 2013) encontrando 46 artigos, dos quais 21 artigos e o Manual de Cuidados Paliativos foram selecionados para análise, pois compreendiam especificamente a família como cuidadora em domicílio. Foram identificados os aspectos conceituais dos Cuidados Paliativos e atuação em domicílio, bem como a caracterização do cuidador familiar e as repercussões advindas desse papel, observando a influência da terminalidade e da experiência de cuidar e suas variações sobre o cuidador familiar.

Keywords : Cuidados Paliativos; Cuidados Paliativos Domiciliares; Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License