SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Cuidados paliativos domiciliares: considerações sobre o papel do cuidador familiarIntervenções psicológicas na sala de espera:: estratégias no contexto da Oncologia Pediátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SALIK, Adriane Garcia. O paciente oncológico e suas relações de encontroPatients with cancer and their encounter relationships. Rev. SBPH [online]. 2013, vol.16, n.2, pp. 89-102. ISSN 1516-0858.

Os procedimentos para o tratamento do câncer habitualmente se realizam em centros de atendimento coletivo, onde há uma movimentação de considerável no número de pacientes. Quando o paciente oncológico chega nestes serviços, depara-se com as histórias e com a visão de outros pacientes adoecidos. Este artigo teve por objetivo discutir o impacto emocional evocado no encontro entre pacientes no processo inicial de tratamento quimioterápico para levantar e discutir os fatores mais citados pelos pacientes e compará-los aos já reconhecidos na literatura. Como método, utilizou-se um conjunto de vinhetas clínicas que retratam as repercussões narradas pelos pacientes ao encontrar outros pacientes adoecidos. Destacou-se que o encontro com o outro paciente pode gerar angústias, medos, desesperança, mecanismos de defensivos e identificação, esta última podendo ocasionar em generalizações e privá-lo da própria experiência. Em contrapartida, os sentimentos de identificação podem auxiliá-lo também no enfrentamento. Por fim, o encontro informal de pacientes tende a corroborar com o encontro também com a própria condição de doente que, através da intervenção psicológica, desenvolve a elaboração do próprio adoecimento no paciente.

Palavras-chave : Paciente Oncológico; Relações de encontro; Psicologia analítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License