SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Intervenções psicológicas na sala de espera:: estratégias no contexto da Oncologia PediátricaValidação das escalas de perceção de risco da hipertensão e importância atribuída à saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

PIMENTEL, Júlia Ferreira; FERREIRA, Cynthia Seelig Botelho; RUSCHEL, Patricia Pereira  e  TEIXEIRA, Rita de Cássia Petrarca. Qualidade de vida em pacientes pós-operatórios de cirurgia cardíaca. Rev. SBPH [online]. 2013, vol.16, n.2, pp. 120-136. ISSN 1516-0858.

Introdução: As doenças cardiovasculares podem diminuir a qualidade de vida dos indivíduos acometidos por elas, pois podem causar um comprometimento importante tanto na saúde física do sujeito como na saúde mental. Isso porque a doença cardíaca pode gerar alterações na capacidade física, mental e perceptiva dos indivíduos, reduzindo assim sua qualidade de vida em geral. Objetivo: Discutir se há ou não melhora na qualidade de vida do paciente após realização de cirurgia cardíaca de revascularização do miocárdio. Metodologia: A pesquisa teve como método a revisão bibliográfica. Foram pesquisados artigos sobre os temas qualidade de vida e cirurgia de revascularização do miocárdio. Foram utilizadas as bases de dados: Scielo, Pubmed, Lilacs e Google Acadêmico. Resultados: Ainda não há um consenso na literatura se a qualidade de vida destes pacientes aumenta após a realização cirúrgica, pois isto depende de muitos fatores, como por exemplo, praticar atividade física. Conclusão: Reforçam-se estudos nesta área para que se obtenham dados mais consistentes a respeito da qualidade de vida após a realização cirúrgica. Além disto, sugerem-se mais estudos sobre qualidade de vida e cirurgia cardíaca na área da psicologia, já que este é um tema de bastante interesse em áreas como enfermagem, mas ainda pouco contemplado na psicologia.

Palavras-chave : Cirurgia cardíaca; Qualidade de vida; Psicologia hospitalar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License