SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Quality of life among patients in postoperative of cardiac surgeryPsychological preparation: the influence of the use of coping strategies after cardiac transplantation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

PEREIRA, Maria da Graça  and  PEREIRA, Angela. Validação das escalas de perceção de risco da hipertensão e importância atribuída à saúde. Rev. SBPH [online]. 2013, vol.16, n.2, pp. 137-15216. ISSN 1516-0858.

O presente artigo apresenta a validação do Questionário da Perceção de Risco de Hipertensão (QPRH) Crump (2010) e do Questionário da Importância Atribuída à Saúde (QIAS) (Lau, Hartman, & Ware, 1986). Participaram no estudo 25 doentes hipertensos, que foram avaliados, em contexto hospitalar, ao nível da sua perceção de risco de hipertensão, importância atribuída á saúde, qualidade de vida, satisfação com o suporte social e estilo de vida. Os resultados revelaram que o QPRH apresentou uma fidelidade razoável e o estudo de validade encontrou um único fator que explicou 42% da variância. O QIAS apresentou uma boa fidelidade e o estudo de validade encontrou um único fator, que explicou 62% da variância. Ambos os instrumentos apresentam boa validade convergente com estilo de vida, apoio social e qualidade de vida. Verificaram-se associações negativas entre o estilo de vida e a perceção de risco de hipertensão e entre a subescala atividade física do estilo de vida e o valor de saúde, e associações positivas entre o valor de saúde e a escala de satisfação com o apoio social. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que as escalas apresentam qualidades psicométricas adequadas para serem utilizadas, em doentes hipertensos, em contexto hospitalar.

Keywords : Validação; Escalas; Risco de Hipertensão; Valor de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License