SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Validação das escalas de perceção de risco da hipertensão e importância atribuída à saúdeO apego materno-fetal e a ansiedade da gestante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

PFEIFER, Paula Moraes  e  RUSCHEL, Patricia Pereira. Preparo psicológico:: a influência na utilização de estratégias de enfrentamento pós-transplante cardíaco. Rev. SBPH [online]. 2013, vol.16, n.2, pp. 153-165. ISSN 1516-0858.

O transplante melhora a qualidade de vida do paciente, no entanto, mobiliza sentimentos ambíguos e ansiedades intensas. Para lidar com isso, o indivíduo utiliza estratégias de enfrentamento, que influenciam na adesão ao tratamento. Este estudo se propõe a verificar os tipos de estratégias de enfrentamento utilizadas por transplantados cardíacos e se existe diferença nos pacientes que receberam preparo psicológico. A amostra foi composta por trinta e dois pacientes que realizaram transplante cardíaco no período de 1996 a 2011, maiores de dezoito anos. Os participantes foram avaliados através da Escala Modos de Enfretamento de Problemas e questionário sociodemográfico. Realizou-se a avaliação da consistência interna dos fatores da escala através de Alfa de Cronbach. Os participantes foram agrupados em pacientes que receberam preparo psicológico pré-transplante e acompanhados após o transplante; e as estratégias de enfrentamento comparadas através de teste t de Student. Quando comparados os grupos, houve aumento significativo do enfrentamento focalizado no problema e na busca de suporte social naqueles que receberam preparo, enquanto no outro grupo houve aumento significativo do enfrentamento emotivo. Os transplantados receberam preparo psicológico utilizaram maior número de estratégias de enfrentamento ativas, o que evidencia a influência e importância do acompanhamento psicológico durante o processo.

Palavras-chave : Transplante; Cardiologia; Psicologia; Adaptação Psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License