SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Memórias sobre cirurgias eletivas: o que expressam as criançasO olhar humano sobre a vida: a consciência da finitude índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

DUARTE, Itala Villaça  e  GALVAO, Iolanda de Assis. Câncer na adolescência e suas repercussões psicossociais: percepções dos pacientes. Rev. SBPH [online]. 2014, vol.17, n.1, pp. 26-48. ISSN 1516-0858.

Na adolescência, período de transformações e descobertas num processo de construção da personalidade, ser diagnosticado com câncer traz impacto emocional e mudanças psicossociais. Este artigo objetiva compreender o processo de adoecimento e as repercussões psicossociais a partir da percepção dos pacientes que se submeteram ao tratamento oncológico durante o período da adolescência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com 25 pacientes de um Centro de Alta Complexidade em Oncologia localizado no sul do Brasil. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada e a análise se respaldou na teoria da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. A partir das falas dos pacientes, construímos quatro categorias relevantes de respostas: Comunicação diagnóstica e possíveis reações; Percepção do tratamento e internação; Relações interpessoais; Vida pós-tratamento e suas lembranças. Tais categorias demonstram que o impacto e as mudanças psicossociais muitas vezes são inevitáveis, mas podem ser minimizados quando os profissionais compreendem as percepções e dificuldades dos pacientes frente ao adoecimento. A partir do exposto, faz-se necessário oferecer um atendimento humanizado e integral, bem como proporcionar uma relação profissional-paciente pautada num vínculo confiável que venha a contribuir em todo o curso do tratamento.

Palavras-chave : adolescência; câncer; tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License