SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Câncer na adolescência e suas repercussões psicossociais: percepções dos pacientesFuncionamento sexual, controlo metabólico e qualidade de vida em pacientes com Diabetes Tipo 1 e Tipo 2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

LEVISKI, Bárbara Luckow  e  LANGARO, Fabíola. O olhar humano sobre a vida: a consciência da finitude. Rev. SBPH [online]. 2014, vol.17, n.1, pp. 49-69. ISSN 1516-0858.

Dialogar sobre morte tende a ser angustiante por proporcionar a ciência da finitude. A abordagem do cuidado paliativo surge por priorizar a prevenção e alívio de sintomas de sofrimento biopsicossocioespiritual em doenças que ameaçam a continuidade da vida. Procurou-se compreender a experiência de pacientes e/ou familiares/cuidadores no adoecimento e morte. Utilizou-se entrevista semiestruturada, possibilitando a análise de conteúdo dos dados. A pesquisa foi realizada em um hospital geral no sul do Brasil com nove pacientes em fase terminal, divididos em dois grupos: 1) seis atendidos pela equipe de cuidados paliativos, 2) três pacientes de grupo controle, indicados para esta abordagem de cuidado, que por escolha do paciente ou familiar mantiveram-se sob tratamento curativo. A análise de conteúdo das entrevistas resultou em três categorias: tomada de decisão, comunicação e sentimentos na experiência de adoecer. Os cuidados paliativos mostraram contribuir na qualidade de vida e morte. Porém, o acolhimento aos pacientes e familiares é ainda fragmentado, envolvendo dificuldades como a falta de preparo das equipes assistenciais, negação da família em relação ao quadro clínico, contato escasso entre paciente e família e a influência da cultura sobre o conceito de morte.

Palavras-chave : cuidados paliativos; terminalidade; psicologia hospitalar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License