SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1O olhar humano sobre a vida: a consciência da finitudeConstrução de vínculo e possibilidade de luto em Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

PEREIRA, Maria da Graça et al. Funcionamento sexual, controlo metabólico e qualidade de vida em pacientes com Diabetes Tipo 1 e Tipo 2. Rev. SBPH [online]. 2014, vol.17, n.1, pp. 70-87. ISSN 1516-0858.

Objetivo: Avaliar a relação e as diferenças no funcionamento sexual, controlo metabólico, e qualidade de vida, em pacientes com diabetes Tipo 1 e Tipo 2. Método: Participaram 116 pacientes com diabetes que preencheram os instrumentos: Funcionamento Sexual Feminino, Índice Internacional de Função Eréctil, Questionário de Adesão na Diabetes e Qualidade de Vida na Diabetes. O controlo metabólico foi avaliado através do valor da hemoglobina glicosilada (HbA1c). Resultados: Na diabetes Tipo 1, o bom funcionamento sexual, nas mulheres, encontrou-se associado a melhor controlo metabólico e esta relação não se verificou nos homens. Na diabetes Tipo 2, maior impacto do tratamento associou-se a menor desejo sexual nos homens. Nas mulheres, mais preocupação com a diabetes relacionou-se com vaginismo. Os pacientes Tipo 1 percepcionaram menor qualidade de vida e mais preocupações com a doença que os pacientes Tipo 2 e apresentaram melhor funcionamento sexual que os do Tipo 2, independentemente do sexo. Conclusão: Este estudo mostra a importância do funcionamento sexual como área de intervenção na diabetes, dado a sua influência no controlo metabólico e na qualidade de vida. Assim, os programas educacionais na diabetes devem incluir a avaliação do funcionamento sexual, e os médicos devem considerá-lo quando avaliam os seus pacientes diabéticos.

Palavras-chave : diabetes; funcionamento sexual; controlo metabólico; qualidade de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License