SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Funcionamento sexual, controlo metabólico e qualidade de vida em pacientes com Diabetes Tipo 1 e Tipo 2Mulheres tratadas de câncer do colo uterino: uma análise da questão conjugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

BALTAZAR, Danielle Vargas; GOMES, Rafaela Ferreira de Souza  e  SEGAL, Viviane Lajter. Construção de vínculo e possibilidade de luto em Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. Rev. SBPH [online]. 2014, vol.17, n.1, pp. 88-98. ISSN 1516-0858.

O presente trabalho é um relato de experiência profissional que torna possível a reflexão sobre o trabalho desenvolvido de 2007 a 2013 pela equipe de psicologia da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB). Trata-se de uma análise crítica sobre o trabalho do psicólogo em uma unidade de atendimento a recém-nascidos, fortemente marcada pela urgência e gravidade, pela tecnologia e pela exigência de precisão nos atendimentos. Lugar de encontros e desencontros, onde a possibilidade de morte do recém-nascido é uma constante na vida dos seus pais. Essas reflexões englobam a possibilidade de vinculação afetiva entre os pais e recém-nascidos, assim como a vivência de luto que marca esse contexto e que impõem elaboração por parte dos pais. A partir da análise, propõe-se um lugar possível para a fala e para o acolhimento de pais que diante da prematuridade de um filho e da iminência de morte que alguns casos evocam veem-se confrontados com um limite radical. Assinalamos que a escuta do psicólogo possibilita um trabalho de elaboração dessas questões a partir da fala, facilitando a vinculação dos pais aos seus filhos, o enfrentamento da hospitalização e a abertura ao trabalho de luto.

Palavras-chave : luto; pais e filhos; vínculo afetivo; neonatologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License