SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Construção de vínculo e possibilidade de luto em Unidade de Tratamento Intensivo NeonatalO acolhimento em Saúde no Brasil: uma revisão sistemática de literatura sobre o tema índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SCHIRMER, Luiziane Medeiros; MIRANDA, Fernanda Voigt  e  DUARTE, Ítala Villaça. Mulheres tratadas de câncer do colo uterino: uma análise da questão conjugal. Rev. SBPH [online]. 2014, vol.17, n.1, pp. 99-120. ISSN 1516-0858.

A compreensão das representações de conjugalidade em mulheres submetidas ao tratamento de câncer do colo uterino é relevante pois indica a intenção de um cuidado mais completo e abrangente no âmbito da saúde da mulher. Este estudo tem como objetivo investigar as representações de conjugalidade e as possíveis repercussões do adoecimento e seu tratamento na esfera conjugal em mulheres tratadas por câncer do colo uterino, sob a perspectiva da paciente, durante e após o tratamento. Trata-se de pesquisa qualitativa, sendo entrevistadas 15 mulheres, com idades entre 18 e 65 anos, atendidas pelo SUS. Os dados foram tratados pelo método da Análise de Conteúdo, resultando em quatro categorias temáticas: afetividade, convivência, comunicação e relacionamento sexual. Nas três primeiras, as mudanças ocorridas foram tanto benéficas quanto prejudiciais. Na última, foram relatadas apenas mudanças prejudiciais. Conclui-se que o adoecimento por câncer do colo uterino e seu tratamento têm grande influência na relação conjugal, tanto durante quanto após o tratamento. Haja vista a relevância da relação conjugal no enfrentamento de uma doença e seu tratamento, torna-se indispensável que a equipe de saúde atente-se para a necessidade de um cuidado mais completo e abrangente, proporcionando, dessa forma, um tratamento mais integral à saúde da mulher.

Palavras-chave : Câncer do Colo Uterino; Relacionamento Conjugal; Saúde da Mulher.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License