SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Women treated for cervical câncer: an analysis of marital issueCritical reflections on the concept of Alexithymia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

MOTTA, Bruno Feital Barbosa; PERUCCHI, Juliana  and  FILGUEIRAS, Maria Stella Tavares. O acolhimento em Saúde no Brasil: uma revisão sistemática de literatura sobre o tema. Rev. SBPH [online]. 2014, vol.17, n.1, pp. 121-139. ISSN 1516-0858.

No Brasil a saúde é um direito de todos e dever do Estado. A prática do acolhimento tem sido um dos pilares da Política Nacional de Humanização (PNH) do Sistema Único de Saúde. Objetivo: analisar as publicações nacionais de artigos científicos acerca do acolhimento como Política Nacional de Humanização em saúde, entre 2001 e 2011. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa de revisão sistemática, realizada na base de dados LILACS com o uso do descritor "acolhimento". Resultados: Dos 560 artigos encontrados, foram analisados 175. Por meio do método de análise de conteúdo, foram examinados os seguintes itens: o local onde foi realizada a pesquisa, ano de publicação, o nível de atenção à saúde em que o artigo trata o acolhimento; o método de pesquisa empregado pelo artigo; e os temas mais recorrentes associados ao acolhimento. Conclusão: é notável a grande ênfase do acolhimento associada à atenção primária a saúde, sendo que a maioria das pesquisas é feita com metodologia qualitativa e tem como foco a entrevista com os usuários. Ainda há muito a ser discutido sobre a operacionalização do acolhimento, principalmente nos níveis secundário e terciário de atenção a saúde, para atingir a desejada qualificação dos serviços de saúde pública.

Keywords : acolhimento; revisão sistemática,; saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License