SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1O acolhimento em Saúde no Brasil: uma revisão sistemática de literatura sobre o tema índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

RODRIGUES, Avelino Luiz et al. Reflexões críticas sobre o constructo de alexitimia. Rev. SBPH [online]. 2014, vol.17, n.1, pp. 140-157. ISSN 1516-0858.

O trabalho discute o constructo de alexitimia, sua epistemologia e aplicações práticas. Foi introduzido por Sifneos, referindo-se a pessoas com dificuldades para identificar e discriminar suas emoções. Sendo utilizado inicialmente no contexto dos denominados "transtornos psicossomático" para caracterizar os portadores de tais patologias; posteriormente adquiriu uma configuração canônica que postula, os conflitos não representados psiquicamente não alcançam expressão verbal, tendem à manifestação somática. A partir de revisão bibliográfica e de cinco estudos clínicos, objetivamos refletir sobre o constructo. O método inclui entrevistas semidirigidas, entrevistas estruturadas e testes projetivos. Os resultados evidenciaram pacientes capazes de falar sobre os próprios sentimentos e nomeá-los, não apresentando, portanto, a configuração mental característica da alexitimia. Concluímos que o conceito tornou-se elástico e impreciso, enquadrando o paciente em uma teoria sem considerar seu funcionamento mental. A alexitimia, da forma como vem sendo utilizada, tem se constituído, a nosso ver, no Leito de Procusto em Psicossomática.

Palavras-chave : alexitimia; psicossomática; psicologia da saúde; psicologia médica; psicologia clínica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License