SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Influência da espiritualidade em pacientes pós transplante hepático: um estudo transversal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

FRAYHA, Júlia Fernandes Caldas; GUIDUGLI, Simone Kelly Niklis; ISMAEL, Silvia Maria Cury  e  BATISTA, Juliana dos Santos. A ausência de sintoma e sua relação com o processo de enfrentamento de pacientes cardiopatas cirúrgicos. Rev. SBPH [online]. 2014, vol.17, n.2, pp. 05-23. ISSN 1516-0858.

As doenças cardiovasculares são as que mais causam mortes prematuras em todo o mundo e todos os anos milhares de pessoas são acometidas por alguma cardiopatia. Muitas vezes este diagnóstico vem acompanhado da necessidade de intervenção cirúrgica, o que mobiliza no paciente as mais diversas angústias, dentre elas as suscitadas pela ausência de sintoma. O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar a relação entre a ausência de sintoma e o processo de enfrentamento de pacientes cardiopatas cirúrgicos frente ao diagnóstico, à intervenção cirúrgica e ao pós-operatório. O método escolhido para essa pesquisa foi o qualitativo de caráter compreensivo. A coleta de dados se deu a partir da aplicação do teste Desenho da Figura Humana e de entrevistas semiestruturadas em três pacientes cardíacos adultos, assintomáticos, no pós-cirúrgico, internados em um hospital cardiológico em São Paulo/SP. Os resultados foram analisados, respectivamente, a partir da Técnica de Machover e da Análise de Conteúdo de Bardin, à luz da psicanálise. Este trabalho demonstrou que a apropriação do adoecimento é prejudicada pela ausência de sintoma, o que aponta para uma importante relação desta ausência com o processo de enfrentamento dos pacientes avaliados, principalmente no que concerne o diagnóstico e à intervenção cirúrgica.

Palavras-chave : pacientes cardiopatas cirúrgicos; ausência de sintoma; enfrentamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License