SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2A ausência de sintoma e sua relação com o processo de enfrentamento de pacientes cardiopatas cirúrgicosO processo do morrer inserido no cotidiano de profissionais da saúde em Unidades de Terapia Intensiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SANTOS, Monique Taíse dos et al. Influência da espiritualidade em pacientes pós transplante hepático: um estudo transversal. Rev. SBPH [online]. 2014, vol.17, n.2, pp. 24-48. ISSN 1516-0858.

Objetivos: Descrever a relação da espiritualidade no enfrentamento da doença hepática de pacientes que realizaram transplante hepático. Método: Estudo descritivo transversal. Resultados: Foram entrevistados 34 pacientes pós transplante hepático, masculino (79,4%), a média da idade 55,56 anos; casados (64,71 %); com ensino fundamental incompleto (47,06%), e sem trabalho no momento atual (70,59%). A religião predominante foi a católica (55,88%), seguida de 26,47% protestantes ou evangélicos. Todos consideraram a espiritualidade importante para o enfrentamento da doença. Para 14,71 %, em algum momento a doença foi considerada como punição ou castigo divino/sagrado/espiritual. Conclusão: A maioria considerou a espiritualidade importante para o enfrentamento da doença, bem como a necessidade da equipe abordar a temática na consulta. A compreensão da relação entre espiritualidade e enfrentamento no tratamento pode trazer subsídios importantes para o manejo dos pacientes de forma integral pelas equipes de saúde.

Palavras-chave : espiritualidade; crenças religiosas; transplante hepático.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License