SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2O processo do morrer inserido no cotidiano de profissionais da saúde em Unidades de Terapia IntensivaDepressão em idosos institucionalizados: as singularidades de um sofrimento visto em sua diversidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SANTOS, Milena Mendonça dos  e  TRINDADE, Iassodara Collyer Soares. Vergonha de ser, vergonha de ter: relatos de puérperas soropositivas para o HIV. Rev. SBPH [online]. 2014, vol.17, n.2, pp. 62-82. ISSN 1516-0858.

O ser feminino é construído a partir de regras e valores sociais, internalizados através do processo de socialização dos indivíduos. A quebra destas regras pode resultar no aparecimento da vergonha. Esta pesquisa objetivou reconhecer o sentimento da vergonha nos relatos de puérperas soropositivas para o HIV, internadas em uma enfermaria de um hospital de referência materno-infantil. Foi utilizado o método qualitativo, mediante a realização de uma entrevista semiestruturada. Dez puérperas submetidas ao parto cesariano nesta instituição, soropositivas para o HIV, e dentro da faixa etária acima dos 18 anos, foram entrevistadas. Verificou-se que o sentimento da vergonha esteve presente no relato das puérperas. Discute-se o manejo da equipe de saúde que, uma vez treinada para apoiar e incentivar o aleitamento materno exclusivo, encontra dificuldades e muitas vezes adota posturas pouco funcionais frente às situações nas quais a contra-indicação do aleitamento materno produz nas pacientes sentimento de vergonha e sofrimento. Levando-se em consideração o exposto, torna-se necessário que a equipe de saúde reflita sobre as implicações de suas ações na vivência do HIV pelas puérperas, durante o período de hospitalização, a fim de não causar agravos a este processo, e de contribuir para melhoria da qualidade de vida destas.

Palavras-chave : maternidade; puerpério; HIV; vergonha; psicologia hospitalar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License