SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Depressão em idosos institucionalizados: as singularidades de um sofrimento visto em sua diversidadeExpectativas de resultados relacionados ao efeito do uso do crack/cocaína em pacientes internados para desintoxicação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

GUIMARAES, Tathiane Barbosa  e  ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de. Intervenção psicoeducativa com uso de jogos eletrônicos: um estudo com familiares de pacientes oncológicos. Rev. SBPH [online]. 2014, vol.17, n.2, pp. 106-122. ISSN 1516-0858.

Intervenções psicoeducativas são adotadas em saúde, visando oferecer atenção integral e cuidados preventivos. Para tanto, utilizam-se diversas estratégias, inclusive aquelas propiciadas pela expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação, como internet e sites. Considerando tais perspectivas, realizou-se uma investigação com os seguintes objetivos: a) descrever, analisar e compreender a percepção da criança, parente de paciente oncológico, a respeito do câncer e seus tratamentos; b) propor uma intervenção psicoeducativa para esta criança (familiar de um paciente com câncer); c) elaborar jogos eletrônicos, disponibilizados em um site, para serem adotados como ferramenta mediadora da intervenção psicoeducativa; e d) avaliar benefícios e limites desta intervenção.Verificou-se que, antes da intervenção, predominavam estratégias de enfrentamento focadas na emoção e ausência de suporte informativo e emocional. Constatou-se que a intervenção favoreceu a ampliação de recursos para lidar com a experiência oncológica de um familiar. Recomendam-se mais pesquisas sobre uso ferramentas eletrônicas em saúde.

Palavras-chave : intervenção psicológica; jogos eletrônicos; Psico-Oncologia; Tecnologias de Informação e Comunicação; Prevenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License