SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Intervenção psicoeducativa com uso de jogos eletrônicos: um estudo com familiares de pacientes oncológicosGrupoterapia com pacientes psicóticos: relato de uma experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

FREITAS, Partinobre Brito et al. Expectativas de resultados relacionados ao efeito do uso do crack/cocaína em pacientes internados para desintoxicação. Rev. SBPH [online]. 2014, vol.17, n.2, pp. 123-136. ISSN 1516-0858.

Introdução: Este estudo analisou as expectativas de resultados relacionados ao uso de crack em pacientes internados para desintoxicação. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e transversal conduzida em uma amostra de 83 homens com dependência de crack/cocaína, com idade média de 27,02 anos (DP=6,46; 18-49). Método: Dados sociodemográficos e o padrão de consumo de substâncias psicoactivas foram avaliados. As expectativas de resultados quanto ao uso do crack foram avaliadas através de cinco Escalas Analógico-Visuais (de 0: discordo totalmente a 10: concordo totalmente), que avaliavam os domínios Percepção, Comportamento, Aspectos Físicos, Aspectos Emocionais e Craving. Resultados: Foram encontradas médias de 6,43, 8,52, 7,75, 8,29 e 9,72 para os domínios de Percepção, Comportamento, Aspectos Físicos, Aspectos Emocionais e Craving, respectivamente. O domínio Comportamento foi positivamente correlacionado com o último uso de crack (r=0,202; p<0,01) e o tempo de hospitalização (r=0,233; p<0,01), enquanto que o domínio Percepção foi correlacionado com a idade (r=0,240; p<0,05). Conclusão: A partir da perspectiva desta amostra, o uso de crack estava associado a alterações emocionais, físicas, comportamentais e à fissura. Quanto maior era a idade dos pacientes, maior a era o reconhecimento dos efeitos perceptivos, enquanto que os pacientes com maior tempo de hospitalização percebiam melhor as alterações comportamentais.

Palavras-chave : cocaína; crack; expectativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License