SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Results expectations related to the effect of crack/cocaine use in patients hospitalized for desintoxication author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

SANTOS, Janice Dombrovski dos; RODRIGUEZ, Sandra Yvonne Spiendler  and  FAY, Eliane Moreira. Grupoterapia com pacientes psicóticos: relato de uma experiência. Rev. SBPH [online]. 2014, vol.17, n.2, pp. 137-148. ISSN 1516-0858.

O presente trabalho é um relato de experiência vivenciada durante o estágio de Psicologia Clínica em uma instituição psiquiátrica, no trabalho de psicoterapia grupal como estratégia de intervenção junto a pacientes psicóticos internados. Tem por objetivo apresentar as possibilidades de promoção da saúde mental destes pacientes, considerando as características da psicose e as peculiaridades de seu manejo, bem como contribuir para a produção de conhecimento em trabalhos desenvolvidos na área da psicologia. Realizaram-se quatro encontros semanais com duração de uma hora, com pacientes femininas, em grupos abertos com média de 24 participantes. A experiência permitiu constatar que o grupo é um importante instrumento no auxílio da redução dos sintomas relacionados à crise, no aumento das potencialidades individuais de cada paciente e na possibilidade de estimular a criação de laços sociais entre psicóticos. Ao longo da prática, pode-se perceber a importância do preparo técnico e pessoal do profissional que se propõe a trabalhar com intervenções com grupos.

Keywords : grupos; psicóticos; intervenção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License