SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Corpo e envelhecimento: uma perspectiva psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

PRADO, Bárbara Catarina da Cunha; LOPES, Sandra Ribeiro de Almeida  e  SANT'ANA, Juliana Stella. Perspectivas de adolescentes cardiopatas e suas mães após transplante. Rev. SBPH [online]. 2015, vol.18, n.1, pp. 5-38. ISSN 1516-0858.

Esta pesquisa teve por objetivo compreender de que forma o transplante cardíaco interfere na perspectiva de futuro dos adolescentes e de suas mães. Trata-se de um estudo qualitativo-exploratório realizado com 09 adolescentes transplantados e suas mães. Utilizou-se para efeito de coleta de dados uma entrevista aberta e a técnica da linha do tempo. Foi possível identificar que, enquanto para os jovens a perspectiva de futuro é incerta, para as mães é inexistente, e que a vivência psíquica associada a uma cardiopatia é a de um sofrimento conjunto e intenso da mãe e do adolescente. Observou-se ainda que, após o transplante, as mães não retomam suas atividades cotidianas, dedicando-se integralmente aos cuidados e à vida do filho. Conclui-se que o transplante na vida do jovem gera grande impacto emocional, particularmente no que se refere à construção da identidade, definição da imagem corporal e conceito de normalidade.

Palavras-chave : perspectiva de futuro; transplante cardíaco; adolescentes e mães.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License