SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Corpo e envelhecimento: uma perspectiva psicanalíticaO psicólogo hospitalar frente à vivência do cuidador-familiar do idoso hospitalizado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

HARTMANN JUNIOR, José Antônio Spencer  e  GOMES, Giliane Cordeiro. Sintomatologia depressiva e comprometimento cognitivo de idosos institucionalizados. Rev. SBPH [online]. 2015, vol.18, n.1, pp. 52-81. ISSN 1516-0858.

Introdução: A assistência em saúde deve contemplar o cuidado cultural recomendando que não contemplem exclusivamente os aspectos fisiológicos do envelhecimento. Objetivo: Descrever os sintomas depressivos identificados pela Escala de Depressão Geriátrica, estabelecendo relação com as perdas cognitivas e domínios depressivos de idosos institucionalizados. Método: Realizou-se estudo descritivo com idosos institucionalizados, empregou-se a Escala de Depressão Geriátrica, o mini-mental, de desenho do relógio e de recordação de palavras da bateria CERAD, classificando os sintomas depressivos segundo os domínios de Blaizer II e Hydels. Resultados: Dentre os 30 sintomas depressivos da escala, houve associação significante de 18 com o teste do relógio, 8 com o de recordação imediata e 9 com o MMSE. Os sintomas depressivos significantemente associados às perdas cognitivas predominaram no domínio emocional de Blaizer II e Hydels. Conclusão: O detalhamento dos sintomas depressivos poderá facilitar a adoção de ações na institucionalização para redução da depressão.

Palavras-chave : Idosos; Institucionalização; Depressão; Qualidade de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License