SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Depressive symptomatology and cognitive impairment of institutionalized elderlyPsychology and music therapy: a partnership in the psycho affective process of Bone Marrow Transplantation Unit patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

SILVA, Adriana Andrade e  and  ARRAIS, Alessandra Rocha. O psicólogo hospitalar frente à vivência do cuidador-familiar do idoso hospitalizado. Rev. SBPH [online]. 2015, vol.18, n.1, pp. 82-104. ISSN 1516-0858.

A dependência física da pessoa idosa pode ser considerada como um dos grandes fatores de inquietação nesta população. O objetivo deste estudo foi compreender o sentido subjetivo do adoecimento e finitude para o cuidador familiar de uma idosa, e apontar possibilidades de atuação do psicólogo hospitalar junto a essa população. Optamos por um estudo de caso, norteado pela epistemologia qualitativa. Participou da pesquisa uma cuidadora de 40 anos, filha da paciente idosa de 66 anos, hospitalizada por um período de nove meses. Os indicadores identificados a partir dos recursos instrumentais levaram à construção de três núcleos de sentido: 1) "Mãe da mãe e os filhos sem mãe" - ressalta o vínculo simbiótico entre a díade e a ambivalente solicitação de ajuda; 2) "sou eu por você e você por mim" - núcleo que mais sintetiza o caso em questão, expressando o que mobiliza a postura de Carmem como cuidadora; 3) "Minha mãe é meu tudo - se ela morrer, morro também" - engloba a postura de negação, o processo de distanásia e a possibilidade de um luto complicado. Permeando toda essa construção, foi possível questionar, rever, propor, testar o acompanhamento interventivo do psicólogo hospitalar, junto ao idoso e ao cuidador familiar.

Keywords : envelhecimento; cuidador-familiar; morte; luto; psicólogo hospitalar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License