SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Sintomatologia depressiva e comprometimento cognitivo de idosos institucionalizadosPsicologia e musicoterapia: uma parceria no processo psicoativo dos pacientes do Serviço de Transplante de Medula Óssea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SILVA, Adriana Andrade e  e  ARRAIS, Alessandra Rocha. O psicólogo hospitalar frente à vivência do cuidador-familiar do idoso hospitalizado. Rev. SBPH [online]. 2015, vol.18, n.1, pp. 82-104. ISSN 1516-0858.

A dependência física da pessoa idosa pode ser considerada como um dos grandes fatores de inquietação nesta população. O objetivo deste estudo foi compreender o sentido subjetivo do adoecimento e finitude para o cuidador familiar de uma idosa, e apontar possibilidades de atuação do psicólogo hospitalar junto a essa população. Optamos por um estudo de caso, norteado pela epistemologia qualitativa. Participou da pesquisa uma cuidadora de 40 anos, filha da paciente idosa de 66 anos, hospitalizada por um período de nove meses. Os indicadores identificados a partir dos recursos instrumentais levaram à construção de três núcleos de sentido: 1) "Mãe da mãe e os filhos sem mãe" - ressalta o vínculo simbiótico entre a díade e a ambivalente solicitação de ajuda; 2) "sou eu por você e você por mim" - núcleo que mais sintetiza o caso em questão, expressando o que mobiliza a postura de Carmem como cuidadora; 3) "Minha mãe é meu tudo - se ela morrer, morro também" - engloba a postura de negação, o processo de distanásia e a possibilidade de um luto complicado. Permeando toda essa construção, foi possível questionar, rever, propor, testar o acompanhamento interventivo do psicólogo hospitalar, junto ao idoso e ao cuidador familiar.

Palavras-chave : envelhecimento; cuidador-familiar; morte; luto; psicólogo hospitalar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License