SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1The hospital psychologist in face of the experience of the hospitalized elderly's family-care giverSharing experiences: contributions from a support group for women with breast cance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

DORO, Maribel Pelaez et al. Psicologia e musicoterapia: uma parceria no processo psicoativo dos pacientes do Serviço de Transplante de Medula Óssea. Rev. SBPH [online]. 2015, vol.18, n.1, pp. 105-130. ISSN 1516-0858.

As unidades de transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH) são reconhecidas como locais de tratamentos de alta complexidade com incidência relevante de morbidade. São necessárias intervenções terapêuticas que contemplem não apenas a doença, mas também o doente enquanto sujeito da própria história. Este artigo apresenta os resultados de um estudo experimental longitudinal de uma intervenção da psicologia em parceria com a musicoterapia, que tinha como objetivo a mensuração dos efeitos da intervenção em comportamentos psicológicos, através das escalas de Humor, Dor e de Distress. Os resultados mostraram que após a intervenção do estudo vigente houve diminuição da frequência das queixas em relação aos efeitos secundários do tratamento. Conclui-se que essa intervenção terapêutica possibilita a integração dos recursos da musicalidade, da palavra e viabiliza ações favoráveis em relação ao paciente, uma vez que, o mesmo sente-se cuidado na sua condição de sujeito e não apenas de doente.

Keywords : Psicologia; Musicoterapia; Oncologia; Transplante de Células-tronco Hematopoéticas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License