SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1O psicólogo hospitalar frente à vivência do cuidador-familiar do idoso hospitalizadoCompartilhando vivências: contribuição de um grupo de Apoio para mulheres com câncer de mama índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

DORO, Maribel Pelaez et al. Psicologia e musicoterapia: uma parceria no processo psicoativo dos pacientes do Serviço de Transplante de Medula Óssea. Rev. SBPH [online]. 2015, vol.18, n.1, pp. 105-130. ISSN 1516-0858.

As unidades de transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH) são reconhecidas como locais de tratamentos de alta complexidade com incidência relevante de morbidade. São necessárias intervenções terapêuticas que contemplem não apenas a doença, mas também o doente enquanto sujeito da própria história. Este artigo apresenta os resultados de um estudo experimental longitudinal de uma intervenção da psicologia em parceria com a musicoterapia, que tinha como objetivo a mensuração dos efeitos da intervenção em comportamentos psicológicos, através das escalas de Humor, Dor e de Distress. Os resultados mostraram que após a intervenção do estudo vigente houve diminuição da frequência das queixas em relação aos efeitos secundários do tratamento. Conclui-se que essa intervenção terapêutica possibilita a integração dos recursos da musicalidade, da palavra e viabiliza ações favoráveis em relação ao paciente, uma vez que, o mesmo sente-se cuidado na sua condição de sujeito e não apenas de doente.

Palavras-chave : Psicologia; Musicoterapia; Oncologia; Transplante de Células-tronco Hematopoéticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License