SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Compartilhando vivências: contribuição de um grupo de Apoio para mulheres com câncer de mamaO serviço de psicologia no hospital: modelo assistencial de cuidado na busca pela promoção de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

LIMA, Maria Juliana Vieira  e  CAVALCANTE, Cinthia Mendonça. As estratégias de enfrentamento/autocuidado utilizadas pelos trabalhadores de limpeza em um centro oncológico pediátrico. Rev. SBPH [online]. 2015, vol.18, n.1, pp. 152-172. ISSN 1516-0858.

O objetivo deste estudo foi compreender se havia e quais eram as estratégias de enfrentamento/autocuidado utilizadas pelos trabalhadores de limpeza de um centro de tratamento oncológico, em Fortaleza-Ceará, no contato com os usuários deste centro. Foi realizada pesquisa qualitativa, da qual participaram seis trabalhadores do serviço de limpeza. Realizou-se entrevista semiestruturada e pautou-se na hermenêutica fenomenológica para método de análise das falas. Percebeu-se estabelecimento de vínculo entre os usuários e os trabalhadores. O vínculo gerou sentimentos de satisfação, mas também dores e sofrimentos. A partir das vivências de sofrimento, os trabalhadores desenvolveram estratégias de enfrentamento e autocuidado na tentativa de elaborar e significar seus sentimentos e experiências. Essas estratégias são utilizadas com o objetivo de reduzir, eliminar ou manejar as situações causadoras de sofrimento psíquico. O afastamento das situações de dor e angústia foi a estratégia mais utilizada; seguida da busca do apoio religioso/espiritual e da necessidade de compartilhamento dos sentimentos com pessoas de confiança. Não há, porém, espaços validados que atuem na escuta e acolhimento das demandas psíquicas desses profissionais. Destacamos, portanto, a necessidade de se perceberem as nuances da relação dos trabalhadores de limpeza com os usuários do centro; criando-se espaços de cuidado desses profissionais.

Palavras-chave : trabalhador de limpeza; sofrimento; enfrentamento; autocuidado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License