SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1As estratégias de enfrentamento/autocuidado utilizadas pelos trabalhadores de limpeza em um centro oncológico pediátrico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MUTARELLI, Andreia. O serviço de psicologia no hospital: modelo assistencial de cuidado na busca pela promoção de saúde. Rev. SBPH [online]. 2015, vol.18, n.1, pp. 173-188. ISSN 1516-0858.

O presente artigo tem como principal objetivo ampliar a compreensão da prática do psicólogo no hospital, revelando alguns de seus fundamentos, tais como tomar o paciente na sua integralidade enquanto um indivíduo bio-psicosocial e, baseado nisso, atuar em prol da promoção de saúde. Para tanto, ilustramos com cenas clínicas que o psicólogo na equipe multidisciplinar dá lugar à promoção de saúde dentro da instituição hospitalar, embora esta instituição tenha como fundamento o modelo curativo. Primeiramente, contextualizamos o papel do psicólogo na equipe multidisciplinar. Discutiu-se o conceito de promoção de saúde e, finalmente, estas ideias foram articuladas a partir das cenas observadas em um hospital infantil em São Paulo. No presente artigo, enfatizamos, então, a importância do trabalho em equipe multiprofissional, considerando que os olhares das diferentes disciplinas partem de fundamentos diversos e que podem se complementar para um atendimento que atinja as dimensões biológica, psicológica e social do paciente.

Palavras-chave : psicologia hospitalar; promoção de saúde; abordagem de tratamento multidisciplinar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License