SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2A vivência psicológica da comunicação sobre diagnóstico e tratamento por pacientes oncológicos: uma perspectiva da Psicologia Analítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

CATANI, Julia  e  SOUZA, Maria Abigail de. Sofrimento psíquico e corpo: perspectivas de trabalho multidisciplinar no tratamento de pacientes com Transtornos Somatoformes. Rev. SBPH [online]. 2015, vol.18, n.2, pp. 05-21. ISSN 1516-0858.

Os transtornos somatoformes configuram-se como doenças não evidentes em exames laboratoriais ou que levam a um agravamento significativo de certas doenças orgânicas, em decorrência de conflito emocional. De modo geral, pacientes acometidos por estes transtornos sofreram experiências de maus tratos, abandono, violência física ou psicológica e abuso sexual. O presente artigo explora e discute a relevância de um trabalho multidisciplinar em hospital, apresentando a experiência da primeira autora em um ambulatório de Transtornos Somatoformes num hospital público de atenção terciária e as especialidades oferecidas na assistência a tais pacientes. A partir de uma revisão histórica da definição e configuração de um trabalho em equipe, discute-se as possibilidades e as limitações existentes para os profissionais no serviço. Além disso, busca-se refletir sobre as possíveis contribuições que a Psiquiatria e a Psicanálise poderiam oferecer ao tratamento desta população, considerando-se que, mesmo sem terapêuticas especificas, o vínculo entre o profissional e o paciente é fundamental na transformação dos sintomas.

Palavras-chave : estresse psicológico; transtornos somatoformes; equipe de assistência ao paciente; Psicanálise; Psiquiatria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License