SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Sofrimento psíquico e corpo: perspectivas de trabalho multidisciplinar no tratamento de pacientes com Transtornos SomatoformesSíndrome do cromossomo X frágil: uma possível articulação entre psicanálise e genética médica? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SBPH

versión impresa ISSN 1516-0858

Resumen

ARRAIS, Rebecca Holanda  y  JESUINO, Sabrina Leite Cardoso dos Santos. A vivência psicológica da comunicação sobre diagnóstico e tratamento por pacientes oncológicos: uma perspectiva da Psicologia Analítica. Rev. SBPH [online]. 2015, vol.18, n.2, pp. 22-44. ISSN 1516-0858.

A pesquisa objetiva analisar a vivência psicológica do processo de comunicação acerca do diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos no Instituto do Câncer do Ceará a partir da perspectiva da Psicologia Analítica. Situações típicas observadas foram destacadas, organizadas como relato e analisadas mediante pesquisa teórica. Constatou-se que privar o paciente da possibilidade de falar sobre sua situação não o protege das consequências emocionais do adoecimento e pode dificultar a integração de informações sobre seu novo momento de vida. Por outro lado, a simples emissão destas pelos profissionais não garante que serão integradas pelo paciente. Experiências anteriores dos sujeitos participam de suas vivências atuais e os complexos constelados mediarão o fluxo de ideias, afetos e ações apresentados como resposta. Concluiu-se que a comunicação pode atuar como facilitador da integração de novos conteúdos, da adaptação e do enfrentamento positivo do adoecimento, porém, a revelação de notícias de forte impacto emocional de forma brusca, sem preparação ou observação da individualidade, pode ser iatrogênica. Mesmo em uma equipe qualificada para conduzir o processo de comunicação, este pode trazer a tona questões que necessitarão de intervenção do Psicólogo.

Palabras clave : psicologia junguiana; comunicação; câncer; relação médico paciente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License