SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Síndrome do cromossomo X frágil: uma possível articulação entre psicanálise e genética médica?Intervenções psicológicas em pacientes submetidos à procedimentos invasivos em um serviço de oncologia pediátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

KERNKRAUT, Ana Merzel; SILVA, Ana Lucia Martins da; KARAN, Christiane Hegedus  e  MACHADO, Thiago Amaro. Resultado de um estudo piloto e reflexões sobre aperfeiçoamentos necessários sobre o desenvolvimento de um indicador de qualidade do serviço de psicologia hospitalar utilizando a percepção do enfermeiro como mediador do processo. Rev. SBPH [online]. 2015, vol.18, n.2, pp. 62-73. ISSN 1516-0858.

O desenvolvimento de um indicador de qualidade em serviços de psicologia em hospital geral representa um desafio. Optamos por verificar a percepção dos enfermeiros, mediadores dos processos assistenciais, acerca da assistência psicológica no hospital geral, perguntando aos enfermeiros, primeiramente, se o psicólogo fornece subsídios para a sua compreensão sobre a dinâmica emocional do paciente/familiar e, depois, qual sua percepção sobre o benefício do atendimento psicológico ao paciente/familiar. O período do estudo foi de janeiro de 2011 a dezembro de 2012, a partir de uma amostra por conveniência. O desenvolvimento de um indicador de qualidade que se baseia na percepção/satisfação do enfermeiro acerca da atuação do psicólogo mostrou-se complexo. A análise das relações estabelecidas entre profissionais, a adesão dos psicólogos a um processo de avaliação de seu trabalho e a estrutura de um instrumento que permita a aferição da satisfação do solicitante com melhor controle destes vieses, permanecem como um desafio. A partir desta experiência, constatou-se que a percepção de satisfação do enfermeiro sobre o auxílio prestado pelo psicólogo pode ser considerada um indicador de qualidade, mas é necessário aperfeiçoar o instrumento e o método de coleta para compreender quais fatores compõe a satisfação do solicitante.

Palavras-chave : indicador de qualidade; psicologia; hospital geral; enfermeiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License