SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Resultado de um estudo piloto e reflexões sobre aperfeiçoamentos necessários sobre o desenvolvimento de um indicador de qualidade do serviço de psicologia hospitalar utilizando a percepção do enfermeiro como mediador do processoRepercussões emocionais e mecanismos de defesa em gestantes de fetos cardiopatas a partir do TAT índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

PETRILLI, Renata de Toledo. Intervenções psicológicas em pacientes submetidos à procedimentos invasivos em um serviço de oncologia pediátrica. Rev. SBPH [online]. 2015, vol.18, n.2, pp. 74-88. ISSN 1516-0858.

Em Oncologia Pediátrica, são importantes os estudos que abordam efeitos manifestos ao longo do tempo, especificamente, aqueles que os procedimentos invasivos podem causar. Objetivo: demonstrar os efeitos de uma prática de intervenção psicanalítica com pacientes submetidos à procedimentos invasivos, em situação de urgência subjetiva, em uma instituição de oncologia pediátrica. Metodologia: Relato da experiência de trabalho a partir de seis recortes clínicos de atendimentos hospitalares e articulações teóricas freudianas e lacanianas. Considerações: Ficam evidentes os benefícios dos efeitos do trabalho psicanalítico com pacientes em situação de urgência psíquica. Um dos conceitos de maior importância para o analista na direção de tratamento destes casos é o de fantasia, que permite a subjetivação dos acontecimentos que causam horror, para além do sofrimento já existente no hospital.

Palavras-chave : psicologia hospitalar; psicanálise; urgência subjetiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License