SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Intervenções psicológicas em pacientes submetidos à procedimentos invasivos em um serviço de oncologia pediátricaConcepções de saúde para idosos acompanhados em ambulatório de geriatria de uma instituição hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

GUIDUGLI, Simone Niklis; HERZBERG, Eliana; ISMAEL, Silvia Cury  e  PEDRA, Simone Fontes. Repercussões emocionais e mecanismos de defesa em gestantes de fetos cardiopatas a partir do TAT. Rev. SBPH [online]. 2015, vol.18, n.2, pp. 89-110. ISSN 1516-0858.

O coração é tido como um órgão vital e carregado de simbologia. Na gravidez as dúvidas com relação à perfeição do coração do feto e a confirmação do diagnóstico fetal de cardiopatia, podem gerar repercussões emocionais importantes na gestante, trazendo fragilidade emocional e outras dificuldades. Objetivo: identificar repercussões emocionais e mecanismos de defesa mais frequentes nas gestantes de fetos cardiopatas, a partir da análise do Teste de Apercepção Temática (TAT). Método: pesquisa de tipo qualitativo. Aplicação das pranchas 1, 7MF e 16 do TAT, em quatro gestantes de fetos cardiopatas. Análise das histórias, conforme proposta de Hirsch (1981/2009). Resultados: conflitos associados à maternidade, à gravidez atual e à relação das participantes com a figura materna. Diante da prancha 16 (todas autobiográficas) evidenciaram-se: necessidades de aprovação, apoio e conforto; imaturidade quanto à gravidez atual e angústia de morte relacionada ao nascimento do bebê. Os mecanismos de defesa predominantes foram: regressão, racionalização e idealização. Conclusão: Há repercussões emocionais e mecanismos de defesa importantes na situação de diagnóstico cardíaco fetal. Destacou-se a importância do acompanhamento psicológico durante todo o ciclo gravídico puerperal, por auxiliar no fortalecimento emocional desta população para vivenciar a gestação e o acompanhamento das intervenções no bebê na UTI Neonatal.

Palavras-chave : gravidez; diagnóstico fetal; malformação; cirurgia cardíaca; TAT.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License