SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Repercussões emocionais e mecanismos de defesa em gestantes de fetos cardiopatas a partir do TATA morte no contexto hospitalar: revisão de literatura nacional sobre a atuação do Psicólogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

COSTA, Juliana Monteiro da  e  SILVA, Gessyka Pereira da. Concepções de saúde para idosos acompanhados em ambulatório de geriatria de uma instituição hospitalar. Rev. SBPH [online]. 2015, vol.18, n.2, pp. 111-128. ISSN 1516-0858.

Introdução: O crescimento da população idosa representa mudanças significativas na estrutura da pirâmide demográfica e etária de todo o mundo. Diante desse fenômeno, a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza a política do "envelhecimento ativo", visando à promoção, proteção e reabilitação da saúde do idoso. Objetivo: Compreender as concepções de saúde no discurso de idosos. Método: Pesquisa qualitativa realizada com seis idosos em acompanhamento no ambulatório de geriatria de um hospital filantrópico na cidade de Recife-PE. Para a coleta de dados utilizou-se uma entrevista individual semiestruturada, composta de questões abertas e, posteriormente, os resultados foram submetidos à Técnica de Análise de Conteúdo. Resultados e Discussão: As concepções de saúde configuram sentidos de autonomia, capacidade funcional, resiliência, equidade nos serviços de saúde e humanização da assistência ao idoso. Conclusão: Para compreender as concepções de saúde no discurso dos idosos entrevistados fez-se necessária uma análise da realidade biopsicossocial em que estão inseridos e de suas condições de saúde. Neste sentido, considerou-se a importância do diálogo com a Gerontologia, campo de estudo e atuação multiprofissional/interdisciplinar do envelhecimento humano para uma compreensão integral da saúde do idoso.

Palavras-chave : envelhecimento humano; subjetividade; saúde; gerontologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License