SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Concepções de saúde para idosos acompanhados em ambulatório de geriatria de uma instituição hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

CARVALHO, Jeane Silva  e  MARTINS, Alberto Mesaque. A morte no contexto hospitalar: revisão de literatura nacional sobre a atuação do Psicólogo. Rev. SBPH [online]. 2015, vol.18, n.2, pp. 129-142. ISSN 1516-0858.

Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica com o objetivo de identificar e analisar a produção científica nacional, publicada no período de 2009 a 2013, acerca da atuação do psicólogo no atendimento a pacientes terminais e/ou em cuidados paliativos. Por meio da utilização de descritores específicos, foram selecionados artigos científicos brasileiros, disponíveis nas bases virtuais de dados: Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC), Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram selecionados 11 artigos científicos, submetidos à Análise de Conteúdo. Apesar da importância da temática, os resultados apontam para uma produção nacional ainda incipiente sobre o tema da morte e da terminalidade. Os estudos identificados ressaltam a importância da presença e da atuação do psicólogo hospitalar dentro nas equipes multidisciplinares que atuam junto aos pacientes terminais, especialmente pelo seu potencial de proporcionar aos pacientes, cuidadores familiares e equipe de saúde, um novo olhar e novos sentidos acerca da terminalidade e da morte. Também percebe-se a necessidade de investimentos para que a educação para a morte seja concretizada desde a infância para que, posteriormente, as pessoas possam ter melhores condições de vivenciar a fase terminal com naturalidade.

Palavras-chave : morte; pacientes terminais; atuação do psicólogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License