SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Child and the imminence of death of a progenitor: the challenge of parent's in communicating bad news author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

KUPERMANN, Daniel. Trauma, sofrimento psíquico e cuidado na Psicologia Hospitalar. Rev. SBPH [online]. 2016, vol.19, n.1, pp. 6-20. ISSN 1516-0858.

Pretende-se problematizar, a partir de um enfoque psicanalítico, os meios encontrados pelos sujeitos em estado de adoecimento para lidar com o seu sofrimento entre o tempo do jogo ilusão/desilusão, os tempos do trauma e os tempos do cuidado. Para esse fim, parte-se de uma ilustração encontrada no romance O cisne negro, de Thomas Mann, no qual a personagem, frente à realidade trágica da existência, reconhece e, imediatamente, obtura a verdade dolorosa, reproduzindo o movimento psíquico descrito por Freud no jogo do carretel. Já no que concerne às relações de cuidado propostas pela psicologia hospitalar, mostrar-se-á de que modo é o fracasso do testemunho da experiência de dor que configura a dimensão traumática do adoecimento. Nesse sentido, indicam-se os tempos do adoecimento entre o tempo do indizível, o tempo do testemunho e o tempo da indiferença desautorizadora. No que concerne aos tempos do cuidado, o autor indica os tempos da hospitalidade, da empatia e da Saúde do cuidador.

Keywords : sofrimento; dor psíquica; trauma psíquico; cuidados; psicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License