SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Trauma, sofrimento psíquico e cuidado na Psicologia HospitalarDespersonalização nos hospitais: o estádio do espelho como operador teórico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

EMER, Marceli; MOREIRA, Mariana Calesso  e  HAAS, Sílvia Abduch. A criança e a iminência de morte do progenitor: o desafio dos pais na comunicação das más notícias. Rev. SBPH [online]. 2016, vol.19, n.1, pp. 21-40. ISSN 1516-0858.

O cuidado ao paciente, frente a um processo de final de vida, deve ser estendido aos seus familiares, que também estão sofrendo com as repercussões da perda anunciada. Este trabalho teve como objetivo principal buscar compreender como ocorre a comunicação das más notícias junto às crianças que passam pela experiência de adoecimento e iminência de morte de um progenitor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, realizada através de entrevista semiestruturada, da qual participou o progenitor saudável da criança. Os dados obtidos foram examinados através do método de Análise de Conteúdo. Foram entrevistados quatro participantes, selecionados a partir dos critérios pré-definidos de inclusão. Como principal resultado destacou-se o ocultamento da verdade à criança no que tange a informação de morte iminente do paciente. Esta ocultação é sustentada por fatores que se inter-relacionam. Estes fatores dizem respeito a fantasia de que ocultar uma verdade dolorosa oferecerá proteção à criança e, além disso, demonstram que a não aceitação do adulto em relação à morte do companheiro e a subestimação deste em relação às capacidades cognitiva e emocional das crianças, também corroboram para a manutenção do silêncio.

Palavras-chave : cuidados paliativos; morte; comunicação; crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License