SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1A criança e a iminência de morte do progenitor: o desafio dos pais na comunicação das más notíciasInstrumentos de avaliação de resultados em psicoterapia individual com pacientes adultos acometidos por doenças orgânicas: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

IMANISHI, Helena Amstalden  e  SILVA, Lucieli Lopes da. Despersonalização nos hospitais: o estádio do espelho como operador teórico. Rev. SBPH [online]. 2016, vol.19, n.1, pp. 41-56. ISSN 1516-0858.

O presente artigo visa uma articulação teórica entre a noção lacaniana sobre o estádio do espelho e o fenômeno de despersonalização em pacientes hospitalizados. Através de um ensaio teórico, pôde-se analisar a dinâmica subjacente à despersonalização em pacientes hospitalizados e a semelhança destes fenômenos ao processo de identificação e formação do eu, tal como preconizado pela teoria lacaniana. Nossas análises indicam que a despersonalização no ambiente hospitalar pode ser compreendida como o estado de alienação e assujeitamento ao Outro, descrito por Lacan no estádio do espelho.

Palavras-chave : estádio do espelho; despersonalização; hospitalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License